Sobre nós

 

 

Somos Alunos do 12º2, da Escola Básica e Secundária do Carmo, que estamos a desenvolver no âmbito da Disciplina de Área Projecto o Tema :" O Tráfico Humano".

Temos como principal intuito dar a conhecer o que nas aulas aprendemos através das nossas pesquisas.

Somos um grupo empenhado disposto a trabalhar para alargar os nossos conhecimentos e posteriormente a nossa cultura geral.

Esperamos através da elaboração deste site partilhar os nossos conhecimentos adquiridos ao longo do ano para uma realidade que não é um "mar de rosas".

 

 

 

 

Porquê ainda há pessoas que são tratadas como objectos?... VAMOS DAR A CARA POR ESTE PROBLEMA.


O que é o Tráfico Humano

 

O tráfico de seres humanos (principalmente de mulheres e crianças) estabelece um problema à escala mundial, que afecta todos os países, sendo a Europa o maior consumidor, e a África e a Europa de Leste os principais fornecedores.              Anualmente a Europa é a porta de entrada para milhares de mulheres, cerca de 500 mil vindas de todo o mundo, que são importadas ilegalmente, na sua maioria para exploração sexual. As vítimas são enganadas e forçadas a entrar num “jogo” perigoso que facilmente podem perder o controle. Estas podem ser licenciadas e de todas as raças, provêem dos países em vias de desenvolvimento e são pessoas que procuram melhores condições de vida, emprego, dinheiro. Por outro lado existem mulheres que já são profissionais do sexo e entram em contacto com as redes de tráfico internacional.

A outra vertente do tráfico humano é a escravatura que vitima cerca de 200 mil crianças. Estas destinam-se a trabalhos domésticos, forçados, participar em guerras ( as crianças soldados), e para tráficos de órgãos.

 


 

 

O tráfico de seres humanos constitui a terceira actividade ilícita mais rentável do mundo, obtendo rendimentos anuais superiores a 24 mil milhões de euros, soma da qual 85% provém da exploração sexual. O angariador é o que estabelece o primeiro contacto com a vítima, recorrendo, por exemplo, a ofertas de emprego falaciosas.

O seu propósito é claro: ludibriar e obter benefício económico. Quando convence a vítima, encarrega-se das despesas da viagem, que se transformam posteriormente num montante elevadíssimo que vai aumentando continuamente.

Os actos de extrema violência, psíquica e moral são indissociáveis da clausura do tráfico humano e impiedosamente mecanizados sobre vítimas, de cujas vozes não se conhece o timbre.

E o que nós podemos fazer para mudar esta triste realidade? O mais importante é conhecermos o problema e ajudarmos na consciencialização da sociedade. Se você souber de alguma coisa avise a polícia, e não esqueça de conversar com os seus filhos, amgos ou alunos sobre o cuidado que devem ter quanto a isso. Faça a sua parte, pois só assim poderemos mudar essa ameaça à vida.