Testemunho de Tráfico Humano

15-03-2009 11:15

 

 

            Durante as nossas aulas de Área de Projecto, procedemos a pesquisas na internet, onde encontramos um testemunho de tráfico humano. Achamos importante, pois não devemos deixar de ler este tipo de artigos, pois são através destas realidades que nós, pessoas, adquirimos uma visão mais profunda do que se passa na cadeia de tráfico humano.

            Todos os anos, cerca de 200.000 pessoas são vítimas de tráfico humano na Europa, a maioria das quais mulheres e adolescentes que são forçadas a entrar no mundo da prostituição. Eis aqui um testemunho que fundamenta tal afirmação:

 

“Ela me disse que eu poderia ganhar o que eu ganho em um mês, em apenas uma semana, proposta tentadora, não me disse ao certo que tipo de trabalho era, disse apenas que era coisa boa, segura, um trabalho ‘firmeza’ na Europa e que era para eu estar sexta-feira, nove horas naquele endereço. Quando cheguei lá já estavam com o visto e o passaporte prontinho ‘pro’ embarque ‘pra’ Europa. Na Europa havia pessoas me esperando, sabiam até a roupa que eu estava usando, me levaram para um apartamento, onde já estavam algumas mulheres. Éramos escravizadas, tínhamos que fazer todo o serviço doméstico, e ainda trabalhar como prostitutas, sem ligar pra horários e cansaços físicos, se não concordávamos com alguma coisa, éramos cruelmente ameaçadas de ser entregues para a polícia da imigração, que diziam ser a pior, que espancavam e até executavam os imigrantes, quem iria saber se realmente estavam mentindo, naquele cenário? Era mais fácil obedecer”.

Depoimento de uma mulher que foi vitima do tráfico de seres humanos, retirado do programa de televisão Direitos de Resposta.
Cena deprimente, que retrata apenas um caso de tráfico de mulheres, enviando-as para outros países, com destino a indústria do sexo. Muitas pessoas nunca ouviram falar sobre este assunto, mas é uma realidade que atinge a sociedade mundial, é a mais moderna forma de escravidão. Mulheres e adolescentes são os maiores alvos para os traficantes, as crianças e os homens, em menor quantidade, também são visados por eles. Apesar de 43% das pessoas traficadas serem enviadas para a exploração sexual e movimentarem 31 bilhões de dólares por ano, são enviadas também para qualquer tipo de trabalho escravo, doação involuntária de órgãos para transplante, entre outros.

—————

Voltar