Resultados de inquéritos realizados aos docentes e nao docentes da Escola Básica e Secundária do Carmo

05-02-2009 19:00

 

Com o objectivo de desenvolver o nosso trabalho na disciplina de Área Projecto subordinado ao tema:”O Tráfico Humano” aplicámos um inquérito a professores, funcionários e alunos, a fim de avaliarmos o grau de conhecimento da população escolar em relação ao tema desenvolvido.

            Para colocarmos o nosso inquérito em prática, primeiramente realizamos um ofício destinado ao Conselho Executivo do nosso estabelecimento de ensino com fim a autorizar a prática do mesmo.

            Após a deliberação positiva por parte do Conselho Executivo, entregamos em mão os setenta e um inquéritos distribuindo quarenta e sete pelas três turmas do 12ºano, doze por professores e por fim doze por funcionários.

            Seguidamente recolhemos e procedemos à análise dos mesmos em que apuramos que 99% dos inquiridos responderam sim à pergunta se sabe o que é o Tráfico Humano e 1% responderam negativamente. Relativamente a pergunta concorda com a venda de vidas humanas 99% responderam negativamente e apenas 1% respondeu positivamente. À questão era capaz de vender alguém 99% dos inquiridos não manifestam essa vontade e apenas 1% concorda com a venda. Quanto à pergunta se assistisse a uma situação denunciaria os traficantes 89% dos inquiridos responderam sim e 11% responderam não. Apuramos ainda que à afirmação arranjar um bom emprego e subitamente um bom dinheiro, viajar e ter uma vida melhor é em maior parte os sonhos da maioria da população, concluímos que 92% pode ser vítima de Tráfico humano pois todos estes argumentos leva a este fim, e apenas 8% discorda.

Apuramos ainda que, dos quarenta e sete alunos inquiridos 94% respondeu que as crianças têm muita probabilidade de serem vítimas de Tráfico Humano e apenas 6% acham que é pouco provável isso acontecer. Relativamente a mulheres com dificuldades económicas 74% consideram muito provável de serem vítimas e 26% consideram pouco provável. Posteriormente as pessoas bem sucedidas 4 % dos alunos responderam que é muito provável, 49% acha pouco provável e 47% acha que as pessoas bem sucedidas não são vítimas.

            Averiguamos ainda que dos doze professores inquiridos 92% acham muito possível que as crianças sejam vítimas deste crime, e apenas 8% pensam que é pouco provável. Em relação as mulheres bem sucedidas os docentes do nosso estabelecimento de ensino acham que é muito provável pois obtemos uma percentagem de 58% e 42% consideram ser pouco provável. Constatámos ainda que 8% dos professores inquiridos acham que a mulheres bem sucedidas podem ser vítimas de Tráfico Humano, 17% pensam ser pouco provável e 75% notam que e improvável.

            Finalizando agora com a contribuição dos Funcionários concluímos que 100% destes consideram ser muito provável o tráfico de crianças, no que toca às mulheres com dificuldades económicas 58% vêem como muito provável e 42% pouco provável o tráfico das mesmas e por fim 25% dos nossos funcionários consideram que é muito provável o tráfico de pessoas bem sucedidas, e 33% dos inquiridos reconhecem pouco provável, no entanto a maioria, cerca de 42% deparam que não é possível as pessoas bem sucedidas serem traficadas.

            Estes inquéritos foram realizados durante duas semanas, no mês de Janeiro, dos dias 26 a 3 de Fevereiro.

 

—————

Voltar